quinta-feira, 19 de maio de 2011

Zoo na Alemanha apresenta filhotes de tigre ameaçado de extinção


O zoológico de Eberswalde, na Alemanha, apresentou nesta quarta-feira dois filhotes de tigre siberiano (também conhecido como tigre de amur) que nasceram no dia 28 de fevereiro. Os animais receberam o nome de Victor e Josef.

O tigre siberiano (Panthera tigris altaica) é uma subespécie ameaçada de extinção. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), o animal já chegou a ser criticamente ameaçado, mas esforços de conservação melhoraram a situação da subespécie.

Apesar das medidas para salvar o tigre de amur, nos últimos anos a população tem diminuído. A maior parte desses animais se encontra no extremo leste da Rússia. Segundo um censo de 2005, nessa região, existiam entre 331 e 396 animais naquele ano.

Filhotes ‘rosados’ de gatos são encontrados em fábrica britânica

Foto: Lee Tucker/Cats Protection

ONG acredita que a coloração rosada dos gatinhos se deve a algum pigmento usado na produção do concreto

Quatro filhotes de gatos com pelo rosado foram encontrados em uma fábrica de concreto no sul da Grã-Bretanha, informou a ONG Cats Protection.

Os funcionários da ONG acreditam que a coloração rosada dos gatinhos se deve a algum pigmento colorido usado na produção de concreto.

“Vemos gatos de muitas cores e tamanhos, mas este é um caso inédito para nós”, disse Claire Rowe, gerente da Cats Protection. “Começamos a limpá-los, mas achamos que vai demorar um pouco até que recuperem sua coloração original.”
Ela adverte que donos de gatos nunca devem colorir seus pelos, já que isso pode ser prejudicial à saúde dos animais.

Os filhotes, que parecem ter sido abandonados por sua mãe, já receberam nomes: Pink Panther (Pantera Cor-de-Rosa), Clouseau, Dusty e Cerise.

Eles agora estão sob os cuidados da organização e devem ser colocados à adoção dentro de um mês.


Mico brasileiro em extinção nasce em zoológico britânico



Um filhote de um mico-leão-preto nasceu nesta semana em um zoológico na ilha britânica de Jersey, ao sul da Inglaterra.

Esta é a primeira cria da espécie a nascer fora do Brasil nos últimos oito anos.

Os médicos do Fundação Durrell Conservation, que mantém o zoológico, realizaram uma cesariana.

O mico recebeu o nome de Francisco em homenagem ao chefe do departamento de veterinária do zoológico, Francisco Javier Lopez, que realizou a cirurgia.