sexta-feira, 18 de março de 2011

Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, vai se tornar parque.

Celso Moraes
Arquipélago de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Ilhas serão transformadas em Parque Nacional.
Depois de quase três décadas, deverá sair do papel a proposta de transformar o Arquipélago dos Alcatrazes, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em um Parque Nacional Marinho. 

A Marinha do Brasil, que realiza exercícios de tiro no local, e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),chegaram a um consenso junto a outros segmentos da sociedade civil e decidiram permitir a mudança de status do arquipélago, hoje vetado à visitação pública e até mesmo à circulação de embarcações. 

Para que a mudança seja concretizada, um termo de compromisso terá de ser assinado entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, de forma a conciliar os interesses de segurança nacional com a proteção do ecossistema local.

A Marinha aceitou mudar o local de treinamento de tiro para a Ponta do Farol, situado num local distante das ilhas principais, o que vai por fim a uma disputa que se arrasta na justiça há longos anos. Desde a década de 90, ambientalistas exigem a suspensão das manobras militares no arquipélago. A Marinha, por sua vez, alega que não há nenhum outro local no país para os exercícios.

Uma proposta elaborada pelo ICMBio foi apresentada oficialmente à Marinha. “Fizemos diversos estudos, observando a capacidade de suporte do ecossistema, as limitações de acesso e distâncias, entre outros itens”, afirma Kelen Luciana Leite, chefe da Estação Ecológica Tupinambás, que abriga o ICMBio em São Sebastião.

No início da noite desta terça-feira (15/03), o ICMBio realizou a apresentação do projeto a empresários do litoral paulista que serão impactados pela alteração. A maior parte dos empresários é ligada a agências de turismo náutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário