quarta-feira, 23 de março de 2011

Ave mais idosa do Havaí sobrevive a tsunami e volta para cuidar de filhote

ave (Foto: US Geological Survey/ AP)
Milhares de albatrozes e de aves marinhas de espécies ameaçadas da reserva natural do noroeste do Havai morreram na sequência do tsunami que, na sexta-feira, varreu o Japão. O atol de Midway é um santuário para dois milhões de aves, explica a BBC. O único sobrevivente desta catástrofe parace ser Wisdom, um albatroz com cerca de 60 anos, a ave mais velha de qe há conhecimento nos Estados Unidos.

O Departamento americano de Pesca e Vida Selvagem informou que cerca de mil exemplares adultos e juvenis de albatroz-de-Laysan morreram quando o tsunami de sexta-feira atingiu aquele que é o atol de corais mais remoto do planeta. Dezenas de milhar de crias também morreram.

Ondas com cerca de 1,5 metros de altura chegaram ao atol à meia-noite do dia 10 e continuaram nas horas seguintes. A água atingiu cerca de 60% do território e inundou cerca de 150 hectares da reserva natural. Os habitantes foram alertados com cerca de quatro horas de antecedência, pelo que puderam tomar precauções a tempo.

Um filho de albatroz de cauda curta foi encontrado ileso a cerca de 35 metros da costa, depois de o seu ninho ter sido arrastado. Milhares de freiras de Bonin (Pterodroma hypoleuca) foram literalmente enterradas vivas.

Milhares de peixes mortos foram também encontrados na Ilha de Páscoa. Duas tartarugas verdes foram resgatadas vivas.

Fonte: Os Bichos

Nenhum comentário:

Postar um comentário